O Colégio Mercedário São José tem por finalidade oferecer aos seus alunos educação integral que privilegie os aspectos intelectuais, moral e físico, assegurando-lhes formação indispensável a seu desenvolvimento como pessoa e ao exercício da cidadania, fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Para atingir seus objetivos, o Colégio tem por princípio básico a flexibilidade de métodos e critérios, para atender as diferenças individuais dos alunos. As peculiaridades da região onde se situa o Estabelecimento e as possibilidades de combinações pedagógicas para a criação de novos cursos.
A partir de sua filosofia, finalidades, princípios e objetivos, o Colégio elaborou sua Proposta Pedagógica coerente com os preceitos contidos em seu Regimento, contando para isto com a participação do Corpo Técnico e Docente.
O Colégio tem como objetivos:
Favorecer a integração social do educando, colaborando para o desenvolvimento de suas aspirações e suas potencialidades nos diferentes estágios de seu crescimento intelectual;
Proporcionar ao educando o embasamento teórico e prático capaz de satisfazê-lo pessoal e socialmente, e prepará-lo para o trabalho;
Preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania, procurando desenvolver nele o senso de responsabilidade, de autoconfiança e de preservação dos valores morais e cívicos de nossa sociedade;
Desenvolver no aluno sensibilidade para os valores éticos e estéticos, despertando-lhe o gosto pelas artes e leitura;
Proporcionar ao aluno possibilidade de desenvolver seu espírito científico através da pesquisa e experimentação;
Transmitir o conhecimento necessário para que o educando no futuro saiba utilizar os recursos naturais, respeitando e preservando o meio-ambiente.
A partir dos pressupostos teóricos e da reflexão sobre a prática, que iluminam a concepção da Proposta Pedagógica, foi elaborada a Proposta Curricular, que tem como eixo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.
Sujeita a revisões periódicas, decorrentes do acompanhamento e avaliação do seu desenvolvimento, a Proposta Curricular não se constitui num rol de disciplinas compartimentadas e sim, num corpo de experiência dinâmica, adequado à formação integral do aluno, esboçando à luz da sociedade em que ele vive e ajustado, para que o educando, além de adquirir os conhecimentos de hoje, possa preparar-se para o futuro.